
Maio roxo – Conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais
A campanha Maio Roxo é dedicada à conscientização e ao compartilhamento de informações sobre Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), como a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn.
Seu objetivo é trazer mais visibilidade para essas enfermidades, que são relativamente pouco conhecidas e têm difícil diagnóstico.
Retocolite ulcerativa
A retocolite ulcerativa, ou apenas colite ulcerativa, é uma doença inflamatória do cólon, que se caracteriza por inflamação e úlceras na mucosa da parede do intestino. Os sintomas incluem diarreia, frequentemente acompanhada de sangramento retal, e dor abdominal.
Doença de Crohn
A doença de Crohn é uma doença inflamatória crônica do trato gastrointestinal. Ela afeta geralmente a parte inferior do intestino delgado e o intestino grosso, mas pode atingir qualquer parte do trato gastrointestinal.
Dentre seus sintomas, pode causar diarreia, cólica abdominal, febre, sangramento retal, perda de apetite e, consequentemente, perda de peso.
Os sintomas podem variar de leve a grave, mas, em geral, as pessoas com doença de Crohn podem ter vida ativa e produtiva.
Doenças Inflamatórias Intestinais
Por possuírem características, sintomas e tratamentos parecidos, as duas doenças foram classificadas como Doenças Inflamatórias Intestinais.
Estima-se que, em 15% dos casos, exista a dificuldade de identificar a diferença entre as enfermidades em seus estágios iniciais.
O diagnóstico é feito a partir da análise da história clínica, exames laboratoriais, endoscópicos (endoscopia digestiva alta e colonoscopia), biópsias e exames radiológicos (tomografia ou ressonância magnética).
A colite ulcerativa e a Doença de Crohn não têm cura, mas o tratamento proporciona resposta e remissão clínica, fazendo com que o paciente consiga controlar o processo inflamatório e viver uma vida sem maiores complicações.
Fique atento aos sinais de seu organismo. Cuide-se e mantenha seus exames em dia!
Estamos todos juntos no compromisso de trazer visibilidade, conscientizar e combater as Doenças Inflamatórias Intestinais!
Juntos, podemos fazer a diferença!
Voltar